©️ José Amarílio Jr./TNC

Estratégia de atuação

O Pacto atua como catalisador de ações para restauração florestal nos 17 estados que abrigam a Mata Atlântica, tendo sua estratégia definida pelo Conselho de Coordenação, segundo as prioridades de cada período. Atualmente, o movimento prioriza a atuação em três linhas principais: Territórios Certificados, Comunicação e Capacitação e Monitoramento Multidimensional.

Territórios Certificados

Identificação de áreas estratégicas para articulação de esforços, geração de oportunidades e de resultados significativos em restauração ecológica. 

 

A restauração de parte significativa da Mata Atlântica é um desafio de grandes proporções, que exige a articulação de esforços e recursos para alcance de resultados concretos e duradouros. Os Territórios Certificados são áreas estratégicas identificadas pelas Unidades Regionais do Pacto, e onde a coordenação de ações de um grande número de agentes da cadeia da restauração amplia a velocidade e a escala da recuperação da vegetação nativa.

 

Iniciativas como a plataforma Vitrine da Restauração, desenvolvida em parceria entre o Pacto, a SOBRE e a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, com apoio da Aliança para Restauração da Amazônia, promovem o mapeamento dos agentes da cadeia e facilitam sua articulação regional. O Pacto apoia a identificação de oportunidades de restauração em paisagens, bem como a verificação do potencial de regeneração natural, fomentando as atividades de seus membros, por meio de campanhas de doação de mudas, adoção de mecanismos de pagamento por serviços ambientais e de outros mecanismos financeiros, como a certificação do estoque de carbono.

Comunicação e Capacitação

Produção de conteúdo, materiais didáticos e iniciativas para promover boas práticas e participação da sociedade na Década da Restauração Ecológica. 

 

A mobilização da sociedade e a disseminação de informações sobre as melhores práticas conhecidas para restauração ecológica são objetivos centrais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Articulando ONGs, empresas, centros de pesquisa, órgãos públicos e proprietários de terras, o movimento oferece conhecimento técnico atualizado e especializado para alcance dos melhores resultados em campo.

 

Além de realizar iniciativas de capacitação para as Unidades Regionais, o movimento disponibiliza mapeamentos, publicações, protocolos técnicos e fomenta a elaboração de artigos acadêmicos ou de opinião sobre temas relacionados à restauração ecológica do bioma. Para sensibilização do público interessado, o Pacto produz materiais didáticos, realiza eventos e mantém presença nas redes sociais Facebook e Instagram, com conteúdo próprio para estimular adesão às iniciativas de restauração, destacando os resultados alcançados pelos projetos dos membros.

 

Saiba mais

Monitoramento Multidimensional

Aplicação de técnicas de campo e de sensoriamento remoto para acompanhar o processo de restauração ecológica em áreas da Mata Atlântica.

 

O sucesso das ações de restauração ecológica na Mata Atlântica precisa ser medido em múltiplas dimensões ambientais, sociais e econômicas, a partir de técnicas de campo e de sensoriamento remoto. Além de buscar assegurar o crescimento de mudas plantadas ou a regeneração natural da vegetação nativa em áreas sob recuperação, também é importante monitorar outros aspectos ambientais, como a presença de fauna, o resgate de fontes e nascentes, o controle da erosão do solo ou a volta de agentes polinizadores.

 

Aspectos sociais e econômicos também são fundamentais para se identificar o sucesso das ações, incluindo a geração de trabalho renda, o desenvolvimento da cadeia da restauração ecológica regional e a valorização da terra, por exemplo. A adoção de mecanismos de pagamento por serviços ambientais, o aumento da produtividade agropecuária são tão importantes quanto o engajamento da sociedade local e proprietários de terra nas ações de restauração.

Close Bitnami banner
Bitnami