Minidocumentario Mata Atlântica

Minidocumentário da ONU reconhece trabalho de restauração na Mata Atlântica

Vídeo produzido para a Década da Restauração de Ecossistemas da ONU mostra iniciativas do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica

Minidocumentario Mata Atlântica

O trabalho de restauração de florestas e paisagens das mais de 360 organizações e empresas que fazem parte do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica é destaque em uma série de minidocumentários produzidos pela ONU.

A série, chamada de RESTORE: Films from the frontiers of hope (Restaurar: filmes das fronteiras da esperança, em livre tradução para o português), apresenta as histórias das dez iniciativas de restauração do mundo reconhecidas como referência pelas Nações Unidas.

Assista a seguir!

A série explora os locais onde a natureza está se recuperando em vídeos de cerca de sete minutos. Eles estão sendo divulgados semanalmente e, nesta segunda, 17, foi ao ar o oitavo episódio, que destaca o trabalho na Mata Atlântica. O minidocumentário apresenta o exemplo de atuação na região da Serra da Mantiqueira, há outras iniciativas ao longo da Mata Atlântica trinacional.

“O vídeo mostra a importância de se restaurar a Mata Atlântica, um dos biomas com algumas das maiores oportunidades de restauração do mundo”, diz Alex Mendes, secretário executivo do Pacto. “Esperamos que o vídeo ajude a disseminar a importância da Mata Atlântica e a estimular a restauração de 15 milhões de hectares de florestas até 2050”.

Além do Brasil, a Mata Atlântica abrange também outros dois países, Argentina e Paraguai. Por isso, a ONU reconhece também o trabalho de restauração da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. “A natureza não vê fronteiras. E a Mata Atlântica é um exemplo disso”, diz  Taruhim Quadros, representante da Rede Trinacional, no minidocumentário. 

O vídeo também destaca os trabalhos de produtores rurais, de iniciativas governamentais como o programa de Pagamentos por Serviços Ambientais de Extrema-MG, e o de ONGs como a Associação Ambientalista Copaíba, de Socorro (SP). “O movimento da restauração não é só restaurar florestas. É restaurar paisagens, restaurar vidas”, diz no vídeo Flavia Balderi, secretária executiva da Copaíba.

Iniciativas referência de restauração no mundo

A Assembleia Geral da ONU declarou os anos de 2021 a 2030 como a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. A Década da ONU reúne apoio político, pesquisa científica e força financeira para a restauração em grande escala. No final de 2022, durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (COP15), realizada em Montreal, no Canadá, o PNUMA e a FAO reconheceram dez Iniciativas de Referência da Restauração Mundial. 

As iniciativas, que podem receber financiamento, aconselhamento ou apoio de divulgação da ONU, mostram como os defensores e as defensoras do meio ambiente estão reparando as paisagens danificadas no âmbito da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

Além do trabalho na Mata Atlântica, também foram nomeadas como Referência da Restauração Mundial iniciativas na África, Oceania, América Central, Oriente Médio e Ásia. A lista completa está disponível no site: https://www.decadeonrestoration.org/pt-br 

Sobre o PACTO

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica é um movimento nacional que tem a missão de articular e integrar atores interessados na restauração do bioma, induzindo ações e resultados em larga escala, com benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Estabelecido em abril de 2009, o PACTO atua estrategicamente articulando instituições públicas e privadas, governos, empresas e comunidade científica para integrar seus esforços e recursos na geração de resultados em restauração e conservação da biodiversidade nos 17 estados do bioma.

Sobre a Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica

A Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica é um movimento multissetorial que abrange a Ecorregião do Alto Paraná na Argentina, Brasil e Paraguai, envolvendo diferentes partes interessadas na recuperação da Mata Atlântica e seus serviços ecossistêmicos.

Estabelecida em 2019, a Rede Trinacional trabalha para a promoção de uma visão trinacional comum entre as instituições do território, com a integração entre Argentina, Brasil e Paraguai.  Atualmente, fazem parte do movimento mais de 60 organizações da sociedade civil, governos, comunidades locais e iniciativa privada.

Close Bitnami banner
Bitnami