Os GTs geram conhecimentos e produtos por meio de forças-tarefa (FTs), definidas de acordo com demandas específicas, definidas nas reuniões de Conselho e pela Coordenação Nacional.
De acordo com as prioridades definidas e conforme as entregas e tarefas são realizadas as atividades e FTs são redefinidas esporadicamente.
GT de Comunicação
Linhas de ação: mobilizar e amplificar; divulgação de iniciativas e resultados; comunicação interna e externa; mídias sociais; website; newsletter; podcast
GT Conhecimento
Linhas de ação: fazer a curadoria dos dados Geoespaciais; revisar o protocolo de monitoramento; capacitações internas e externas. Atuação por forças-tarefa
FT Economia da Restauração
FT Geoespacial
FT Manejo Integrado do Fogo
FT Monitoramento
FT Social e Gênero
GT Mecanismos Financeiros
Linhas de ação: Aumentar recursos financeiros fluindo para a restauração no chão (membros do Pacto), ganho de escala; Captação Interna (manutenção do Pacto) e divulgação de oportunidade de captação para os membros; ganhar escala em projetos de créditos de carbono, com qualidade.
FT Carbono
GT Políticas Públicas
Linhas de ação: Fluxo para políticas públicas e posicionamento; prescindir Projetos de Restauração de licença (Projeto de Lei N° 5.634, de 2019); implementar Proveg (Planaveg e Conaveg); facilitar as Normas e Diretrizes para Sementes e Mudas Nativas – FT Sementes; Ter referência de custos de Restauração atualizados no Brasil, adotado pelo Governo Federal; troca de experiências entre os estados da COSUD – lições aprendidas e comprometimento.